top of page
assinatura_beiradaArtboard 1601.png
icones_beiradaArtboard 1961.png

nós somos beirada!

das margens do nosso país, criamos oportunidades para transformar o mundo ao nosso redor.

ChatGPT Image 22 de mai. de 2025, 11_59_23 2.png

a beirada produções criativas acredita que a potência criativa emerge nas margens, nos encontros inesperados, nas vozes que ainda não ecoaram plenamente. Somos movidos pela força da diversidade cultural brasileira, inspirados pela identidade vibrante de nosso povo, por Darcy Ribeiro, Lélia Gonzalez e pela pedagogia libertadora de Paulo Freire.

Para nós, criatividade é resistência, inovação é acesso, e tecnologia existe para amplificar ideias e transformá-las em ação. Atuamos com propósito nas áreas da Educação e Formação Humana, Projetos Culturais e Audiovisuais, sempre atravessados transversalmente pela tecnologia.

Queremos ser uma ponte viva entre talentos, culturas e oportunidades, questionando e transformando modelos tradicionais que limitam a autonomia criativa e perpetuam desigualdades. Defendemos um modelo de trabalho sem exploração, onde cada profissional recebe o que merece e é respeitado em sua autonomia e criatividade. Criamos com significado, não apenas com tendências. Nosso horizonte é uma sociedade onde todos possam viver plenamente do que criam.

quem faz

Filipe Sartorio.jpg

Filipe Sartório

Licenciado em Educação Física, com passagens pelos cursos de Estatística e Ciências Sociais, todos na Universidade de Brasília - UnB. Na minha caminhada profissional, busco trazer meu conhecimento na execução e coordenação de projetos socioculturais adquirida através de cursos e das mais diversas experiências práticas. Atualmente no mercado do audiovisual, tenho prevista a estreia do meu primeiro filme, um curta metragem que discute o futuro da criação a partir do surgimento das Inteligências Artificiais, em projeto aprovado pelo SEBRAE/PE. 

photo_5030781952600419817_w.jpg

Fernando Puertas

Sou Fernando Puertas, biólogo de formação, educador por vocação e produtor cultural por destino. Atuo há mais de 10 anos na intersecção entre educação, cultura e tecnologia. Sou doutorando em Estudos Culturais pela USP, trabalho com inovação e projetos junto à Microsoft e sou cofundador da Beirada Produções Criativas.
Entre oficinas, projetos culturais e experiências formativas, busco formas de ampliar o acesso, democratizar o conhecimento e criar com propósito. Minha trajetória passa pelas instituições, pelas ruas, pelas rodas e coletivos. É nesse entre-lugarque me reconheço: onde a criação é coletiva, o saber é afeto, e a tecnologia serve à vida —nunca o contrário.

Foto_Chicco.jpg

Chicco Marola

Uma explosão única de energia, musicalidade e arte. Chicco Marola é cantor, compositor, percussionista, produtor e artista plástico, com experiências de palco, músicas gravadas e obras espalhadas pelo Brasil.


Chicco traz na amplitude de sua obra a grandeza de um Brasil de infinitas e diversas possibilidades artísticas criativas, em paralelo a toda desigualdade historicamente construída que tanto desfavorece as liberdades, principalmente do povo preto neste país.

Foto_Sala.jpeg

Fernando Sala

Educador com experiência de dez anos na área da educação não formal e gestão de programas educacionais para tecnologia. Trabalhou como Gerente do Programas de desenvolvimento de habilidades para a empregabilidade na Microsoft, como consultor pedagógico Maker no Nave à Vela e como educador maker no Mundo Maker e na Faber-Castell. Atualmente trabalha com relacionamento com desenvolvedores para a Microsoft. Tem formação em Artes Visuais e é ganhador do Prêmio Unemployee of the Year da Benetton Foundation e do 43º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba com o Coletivo Repartição Pública.

Foto_Nara.jpeg

Nara

Educadora maker e criativa, analista em políticas públicas para educação, inovadora social e especialista em implementação e gestão de espaços maker e de aprendizagem criativa em ambientes escolares. Formada em Imagem e Som pela UFSCar e licenciada em Artes, atualmente é mestranda em Divulgação Científica e Cultural pelo LabJor/UNICAMP. Possui vasta  experiência na delicada arte de encontrar a ponta perdida da fita adesiva transparente.

Foto_Doug.jpeg

Doug

Educador e tecnólogo com vasta experiência em inclusão, utilizando tecnologias educacionais e assistivas para promover o aprendizado. Mestre em Ensino de Educação Básica e especialista em Atendimento Educacional Especializado. Intérprete de Libras. Atuo na formação de professores, incentivando o uso de ferramentas digitais e a cultura maker na sala de aula. Possuo experiência em projetos de grande escala na Coordenadoria de TI do Rio de Janeiro, desenvolvendo soluções inovadoras para a educação.

Foto_Naná.jpeg

Naná Viana

Ana Paula de Souza Viana, Naná Viana, é uma artista múltipla: bailarina, produtora cultural, pesquisadora e pedagoga do corpo. Brasileira, brasiliense de 35 anos, ela transita entre as danças de matriz africana e indígena, o funk, o samba e as linguagens contemporâneas, criando pontes entre tradição e invenção. Seu trabalho é um manifesto em movimento — um corpo que dança, ocupa e transforma.

Eduardo Lobo.JPEG

Eduardo Lobo

Olá! Sou o Eduardo, muito prazer! Sou de Belém do Pará e atualmente moro em São Paulo. Eu sonho com uma sociedade mais digna, agradável e que tenha uma relação harmônica com o planeta, e acredito que o Design é um caminho que possibilita alternativas para isso, como um processo de aprendizagem contínua, sempre com o propósito de melhorar a vida das pessoas e ajudar organizações a atingirem seus objetivos estratégicos.

quem confia

"A beirada é o tipo de empresa que o mundo precisa: entende de tecnologia, mas antes disso entende de pessoas, e sabe que a tecnologia só é boa o suficiente quando ela melhora de verdade a vida das pessoas. E para isso ser possível, é preciso saber perceber, refletir, sintetizar e então agir. Simplesmente humana".

Antonio - CEO Souza de Carvalho

"Tive uma excelente experiência com o Fernando e o Filipe! Desde o nosso primeiro contato, o atendimento foi super profissional, atencioso e eficiente. A qualidade do trabalho entregue superou minhas expectativas, demonstrando competência, comprometimento e cuidado com cada detalhe".

Eliana - Eliana Burguer e Restaurante

10 mandamentos da beirada

BEIRADA 1.png

Criatividade é resistência

Criar é um ato político e cultural. Valorizamos ideias que desafiam padrões e ampliam horizontes.

BEIRADA 2.png

Tecnologia existe para servir, não substituir

Usamos a tecnologia como ferramenta para facilitar processos, ampliar vozes e potencializar a criatividade humana, sem nunca apagar sua essência.

BEIRADA 3.png

Educação é o verdadeiro catalisador

O conhecimento liberta e transforma. A Beirada acredita que o acesso à formação deve ser democratizado e adaptado às realidades de quem cria.

BEIRADA 4.png

Trabalho é parceria, não exploração

Valorizamos relações justas, respeitosas e horizontais. Criamos em conjunto, e o trabalho só faz sentido quando todos crescem juntos.

BEIRADA 5.png

Criamos propósito, não tendências

Não seguimos modismos vazios. O que produzimos tem significado, impacto e conexão com o mundo real.

BEIRADA 6.png

As margens são férteis

Grandes ideias muitas vezes surgem fora do mainstream. A Beirada busca escutar e amplificar essas vozes invisibilizadas.

BEIRADA 7.png

Não existe inovação sem diversidade

A pluralidade de olhares, vivências e culturas é o que gera novas possibilidades. A Beirada se constrói na diversidade.

BEIRADA 8.png

Conhecimento não deve ser um privilégio

A informação e a técnica devem ser compartilhadas, não guardadas. Facilitamos caminhos para que mais pessoas possam criar e transformar.

BEIRADA 9.png

Cultura, arte e educação são forças 

São mais do que entretenimento: são ferramentas essenciais para construir um mundo mais justo, consciente e humano.

beirada 10.png

Se não for ético, não nos interessa

Nosso trabalho tem compromisso com valores reais. Não compactuamos com precarização, invisibilização ou exploração sob nenhuma forma.

beirada produções criativas

bottom of page